Pular para o conteúdo principal

Aneurisma de Aorta Abdominal


Dr. Hugo Costa

O Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) ocorre quando há uma dilatação do segmento aórtico a nível do abdome, como exposto na figura. Lembrando que a artéria aorta é o maior vaso do nosso corpo, por isso de grande importância na condução do sangue oxigenado para o organismo. Com o passar do tempo, essa elasticidade aórtica pode ir aos poucos perdendo a força, e, devido a pressão exercida pelo sangue arterial que flui no interior da aorta, pode então haver rompimento da parede da artéria e extravasamento do sangue para o interior do abdome (hemorragia). 
Essa lesão é na maioria das vezes assintomática ou pode culminar com sintomas mais específicos. Nas pessoas não têm sintoma algum (assintomáticas), o aneurisma cresce silenciosamente dentro do abdome e normalmente é diagnosticado por exames de imagem de rotina como RX ou Ressonância. Porém, essa dilatação pode aumentar ao ponto de ser perceptível no abdome. Normalmente detecta-se ao exame de palpação um "batimento" (pulsação) abdominal constante ao nível da região inferior do estômago. Algumas vezes o AAA sintomático pode vir acompanhado de dores na parte inferior das costas. Nesse ponto, o diagnóstico é mais preciso e pode ser confirmado através de exames complementares de imagem como a Ressonância Magnética (RM) ou Tomografia Computadorizada (TC).

Fatores de Risco:
O AAA ocorre mais comumente nos pacientes acima dos 50 anos de idade; fumantes; aterosclerose (obstruções arteriais); portadores de hipertensão arterial crônica; dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol); arterioesclerose (doença degenerativa da parede das artérias) e lesões fúngicas. Traumas abdominais também podem desencadear o aparecimento dos aneurismas. 

Tratamento:
É primordial que se evite o rompimento da artéria acometida pelo aneurisma. Normalmente, nos casos de pequenos aneurismas, o cirurgião vascular acompanha a lesão e decide posteriormente se vai ou não submeter o paciente a cirurgia. Normalmente indica-se o abandono por completo do tabagismo (caso o paciente fume) e estímulo aos exercícios. O controle da pressão arterial é de extrema importância nesses casos e tem um bom prognóstico. 
Nos casos em que a cirurgia é necessária, opta-se pela cirurgia de reparo endovascular. Essa técnica menos invasiva consiste na introdução de uma endoprótese guiada  por um fio condutor até a altura do aneurisma. Lá a endoprótese é fixada eliminando a possibilidade de ruptura do aneurisma. 
Existe porém a cirurgia aberta que funciona também para se colocar um enxerto aórtico na artéria aorta aneurismática. Mas essa técnica está se tornando obsoleta com o advento da cirurgia endovascular. 

Curiosidade:
O AAA é uma enfermidade muito antiga. Desde 1952 se estuda um meio de se corrigir esse problema. O Dr. Dubost e colaboradores deram início a fase de correção efetiva do AAA através de colocação de enxerto homólogo de uma aorta retirada de cadáver após ser retirado o segmento dilatado (fonte: JBV - Jornal Brasileiro Vascular, Ed. Abr-Jun 2014).

Para maiores informações, procure o seu angiologista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LASER X ESCLEROTERAPIA

Dr. Hugo Costa Laser ou Escleroterapia convencional? Afinal, qual dos dois é o melhor método para o tratamento das varizes? Essa é apenas uma dentre muitas dúvidas que ouço dos pacientes quando os atendo em meu consultório. Para uma melhor orientação nós, angiologistas e cirurgiões vasculares, entendemos que cada técnica tem sua particularidade quando indicada num tratamento. Não existe uma técnica única de procedimento quando se inicia o tratamento ambulatorial para as varizes. E isso está amparado na própria avaliação médica que se faz durante a consulta. O diagnóstico preciso para cada tipo de varizes é que irá ditar o tratamento específico para as mesmas. Ele pode ser desde uma simples aplicação ( escleroterapia ) até os tratamentos mais radicais como a cirurgia propriamente dita.  O Laser é um tratamento específico indicado no secamento as microvarizes (conhecidas como telangiectasias ). Mas dependendo da região em que for utilizado, o laser pode não ter

Pé Diabético

  Dr. Hugo Costa Uma das maiores complicações do Diabetes Mellitus é o "pé diabético". Normalmente o paciente acometido pela diabetes possui uma diminuição da sensibilidade plantar, ou seja, a base do pé torna-se insensível ficando assim exposta a possíveis lesões e ferimentos. Esse fato ocorre devido a um acometimento dos neurônios chamado "neuropatia diabética". E para piorar ainda mais o quadro, pacientes diabéticos também têm uma deficiência circulatória arterial nos membros (arteriopatia diabética) que reduz a oferta de sangue para esses locais. Quando as taxas de açúcar no sangue de um paciente com diabetes estão elevadas, um simples ferimento no dedo ou no calcanhar pode ter consequências avassaladoras sendo necessário a amputação do dedo ou até mesmo do pé se não tratado rapidamente.  O cuidado com as lesões que porventura aconteçam nos pés do paciente diabético deve ser muito bem conduzido. Uma boa limpeza local e acompanhamento da ferida pelo mé